segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como é voar na Emirates Airlines para Dubai?

Emirates Airlines é a maior companhia aérea do Oriente Médio, opera mais de 3.000 voos por semana a partir do gigantesco e exclusivo terminal 3, localizado no aeroporto de Dubai. Está sempre no ranking das principais revistas especializadas no ramo por conta da alta qualidade dos serviços prestados.


Em maio de 2013, tive o prazer de voar pela primeira vez com eles. Realmente a qualidade dos serviços prestados fazem toda a diferença. Ainda mais quem faz uma viagem igual a que fizemos, Rio de Janeiro x Dubai - aproximadamente 15 horas de voo direto.

Voamos em aeronaves novíssimas:

- B777-300ER no voo EK-248 - RIO X DUBAI e EK-247- DUBAI X RIO;

- B777-200 no voo EK-927 - DUBAI x CAIRO e EK-924  CAIRO X DUBAI;


Passagens e visto

As buscas e reservas dos voos foram realizadas diretamente no site da Emirates, que é excelente. Como existiam algumas dúvidas sobre os vistos e o pagamento seria parcelado sem juros com cartão de crédito, decidi efetuar o pagamento e emitir as passagens no escritório da Emirates, localizado na Av. Rio Branco – Rio de Janeiro. Lá foram explicadas as três formas possíveis de obtenção dos vistos. O tratamento no escritório também manteve o padrão desta grande companhia aérea.  O preço estava bem atraente quando comparado aos valores normalmente cobrados para apenas o trecho RIO x DUBAI.

Solicitamos o visto pelo próprio site deles. Quando se viaja para o EAU de Emirates, conseguir o visto é mais fácil e prático. A própria companhia poderá ser o seu patrocinador (sponsor), obrigatório durante a sua estadia nos EAU. O visto online Poderá ser solicitado em 2 situações: permanência de 96 hrs ou 30 dias. O passaporte deverá ter ao menos 6 meses de validade a partir de sua data de viagem para Dubai. O valor cobrado foi de USD 63,66.




Após o pagamento, a solicitação é analisada e em poucos dias se tudo estiver ok, o visto é enviado por e-mail em formato .pdf. 

O visto de entrada para o Egito, foi solicitado diretamente no consulado do Egito localizado em Botafogo – RJ.
saiba mais na postagem sobre o Cairo - Egito
Check-in e Embarque

Efetuamos o cadastro no sistem
a de milhagem Emirates Skywards. Os check-in’s foram realizados através do site.  No primeiro trecho da viagem, decolamos do Aeroporto Internacional Antonio Antônio Carlos Jobim/Galeão (GIG) – RJ. 
Na fila de despacho de bagagens, identificadores de bagagens são disponibilizados. 


O limite de bagagem é de 64 kg para o trecho Rio x Dubai. No site é disponibilizado o calculador de franquia de bagagem.


Ainda no finger, os passageiros tem a disposição antes de entrar na aeronave, diversos exemplares de jornais do mundo, escolhi este em árabe para começar a me familiarizar com a escrita deles...rs. 



Aeronave

Como viajaríamos em dupla e tivemos a oportunidade de adquirir as passagens com bastante antecedência, escolhemos os assentos das últimas fileiras com duas poltronas somente, com grande espaço entre o assento e o corredor que leva até os toaletes. A configuração das poltronas era de 3, 4 e 3 por fileira.
Após alguns minutos da decolagem, todas as janelas são obrigatoriamente fechadas e só abertas na aterrissagem. Detalhe para o teto da aeronave de leds que imitam o céu estrelado e que vão se adaptando de acordo com o fuso horário local, fazendo com que os passageiros se adaptem mais facilmente ao horário do destino.
Detalhe para o teto da aeronave de leds que imitam o céu estrelado e que vão se adaptando de acordo com o fuso horário local, fazendo com que os passageiros se adaptem mais facilmente ao horário do destino.

Após alguns minutos da decolagem, todas as janelas são obrigatoriamente fechadas e só abertas na aterrissagem.

Serviço

Nos voos existiam comissárias e comissários. Todos bastante solícitos, mas pelo número de pedidos dos passageiros, alguns deles se atrapalhavam. A maioria não falava  português e parecia de origem asiática.

Foram distribuídos Kits de higiene pessoal com máscara, meias, escova de dente e pasta dental. Nas poltronas já estavam à disposição dos passageiros, cobertas, travesseiro e fone de ouvido.

Kit de higiene pessoal
Refeição

Numa viagem dessas de quase 15 horas de voo, 2 coisas são de extrema relevância, fora o atendimento e o conforto das poltronas...rs - Comida e Entretenimento.
Vamos falar primeiro das refeições, pois fica difícil pensar em assistir algo com o estômago roncando.
Realmente as refeições servidas são finas,completas, em quantidades certas e ocorrem em intervalos de tempo ideais. 


Café-da-manhã servido no voo EK-248 RIO x DUBAI

São disponibilizadas 2 opções de prato principal para escolha, carne vermelha ou branca.

Jantar servido no voo EK-248 RIO x DUBAI

Bebidas em geral podem ser solicitadas durante todo o voo. Infelizmente no voo de retorno ao Rio, não havia champanhe para ser servida ao custo de $10.  

Pizza servida no voo EK-247 DUBAI x RIO

Almoço servido no voo EK-248 RIO x DUBAI

Almoço servido no voo EK-247 DUBAI x RIO
Café-da-manhã servido no voo EK-247 DUBAI x RIO
Salgadinhos de trigo servido no voo EK-247 DUBAI x RIO

Entretenimento

Devidamente "muito bem alimentados", vamos ao completo sistema de entretenimento.

Nesta tela são exibidas informações completas sobre o voo em tempo real.

Serviço de envio de mensagens(SMS) ou e-mail por um custo de US$1.


Serviço de telefonia via satélite por um custo de US$5 por minuto.




Porta USB, que permite acesso a imagens, músicas e arquivos PDF diretos do seu pen-drive.




Fotos através da porta USB

Estava disponível um grande catálogo de filmes, relativamente novos para escolha (on demand). Após a primeira refeição (jantar) assisti a dois filmes seguidos e tentei dormir um pouco. Após o café da manhã, resolvi relaxar um pouco ouvindo algumas músicas de álbuns completos e outras de canais por gênero musical.

Filmes
Após 10 horas de voo, resolvi espantar um pouco do tédio que estava chegando, jogando alguns jogos.

Games

Chegada

O desembarque  no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) foi perfeito. O terminal 3, exclusivo da Emirates, é impecável. Dias depois, ao desembarcarmos no Aeroporto Internacional do Cairo (CAI), nossa experiência foi péssima. A bagagem foi manipulada sem cuidado algum e não havia funcionários da Emirates para esclarecer quaisquer dúvidas. Percebemos que era uma questão de briga interna do aeroporto com as companhias aéreas, pois no aeroporto do Cairo, a menina dos olhos é a EgyptAir.

Conclusão

Voar pela Emirates foi super satisfatório e atendeu a grande parte de nossas expectativas. A qualidade das aeronaves e do serviço de bordo é inquestionável. Esperamos voar novamente com eles, mesmo que o trecho seja curto como, por exemplo, do Rio a Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Pode perguntar...