quarta-feira, 13 de maio de 2015

As belas estações do metro de Moscou

Em fevereiro de 2015, na viagem que fizemos para Moscou - Rússia, colocamos em prática a vontade que tínhamos de transitar pelas belas estações de metro da cidade.

Quem já leu a respeito, ouviu falar ou até mesmo já recebeu uma daquelas apresentações de slides das estações de lá, sabe que se trata das mais belas do mundo, que mais lembram interiores de museus e palácios.

Mais para frente, irei preparar um post com dicas essenciais para os viajantes de como transitarem por elas sem grandes complicações, já que a maior dificuldade é entender as indicações que estão no alfabeto cirílico.  





Смоленская - Smolenskaya

Na entrada de cada estação, já percebemos que realmente se trata de um sistema diferenciado. Inaugurado em 1935, sua arquitetura é capaz de impressionar os visitantes até hoje.

Algumas são tão profundas, que perdemos alguns minutos para descer suas escadas rolantes.





Salão que separa as linhas 1 e 2

Площадь Революции - Ploshchad Revolyutsii


Esta é sem dúvida a estação mais conhecida e também a principal. Ela está localizada na Praça da Revolução que fica ao lado da Praça Vermelha.


Decorada com mármore vermelho, conta com um total de 76 esculturas de bronze que representam o povo soviético. A mais conhecida é a de um cão acompanhado de um guarda de fronteira que rendem muitas esfregadas em seu focinho por acreditarem trazer boa sorte.


Achei bastante interessante também a escultura de um galo, que pelo brilho do bronze, devem acreditar que também os traga boa sorte!



Маяковская - Mayakovskaya

Esta estação é bastante interessante. É tão profunda, 33 metros abaixo da superfície, que serviu de residência do Stalin e abrigo anti-aéreo na 2º Guerra Mundial.


Está decorada com mosaicos relacionados ao exército russo, detalhe ao centro com soldados saltando de paraquedas. 


Em outras decorações no teto podemos ver mosaicos de bombardeiros sobrevoando o Kremlin. 


Новослобо́дская - Novoslobodskaya

Esta é a estação dos 32 vitrais  e sem dúvida uma das mais lindas.










Abaixo, o famoso mosaico "Paz no mundo inteiro" localizado ao final da plataforma.



 
Белорусская - Belorusskaya

Nesta estação, somos relembrados do período da antiga União Soviética.    






O teto está decorado com pinturas do símbolo da CCCP, abreviatura das palavras em russo Союз Советских Социалистических Республик - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.








Парк Победы - Park Pobedy


Muito bem iluminada e de chão super lustrado, tem um ar de mais moderna, sem muitas decorações.











Электрозаводская - Elektrozavodskaya

Esta foi Inaugurada em 1944 durante a II Guerra Mundial. Por estar localizada na época, próxima de uma fábrica de lâmpadas, seus arquitetos tiveram a idéia de revestirem seu teto com 318 lâmpadas incandescentes distribuídas em 6 fileiras.








Комсомо́льскаяskaya - Komsomolskaya  


É uma das estações mais movimentadas do sistema. Toda em estilo barroco, permite que acreditemos estar no interior de um belo museu.





A luta histórica da Rússia pela liberdade e independência é o tema das mosaicos desta estação.




Essas foram apenas algumas das estações que decidimos registrar em fotos com o intuito de montar esta postagem. Na próxima ida ao país tentaremos percorrer novas áreas, e continuar registrando as estações mais interessantes.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Pode perguntar...