Cambará - Rio Grande do Sul


Cambará do Sul é conhecido como a "Terra dos Cânions,
Terra de aventura".

A cidade de Cambará do Sul está localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul e faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. Seus imensos paredões de basalto que formam os cânions ficaram muito conhecidos após a Rede Globo ter gravado as novelas Esplendor(2000), Chocolate com Pimenta(2003) e a minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003). 

Município Portão x Cambará do Sul (Clique para Ampliar)









Partimos do município de Portão (37km) de Porto Alegre e percorremos em torno de 170 km para chegarmos até a cidade de Cambará.

A primeira impressão que tivemos foi de cidade calma e muito silenciosa, mantida até o fim do dia quando retornamos.

Como na grande maioria das estradas do Rio Grande do Sul, a estrada que nos leva até Cambará é excelente (BR-020). O problema começa na estrada de acesso aos "Cânions". É toda de chão batido com pedras soltas, que que resvalam o tempo todo. Do centro de Cambará até o Cânion Fortaleza, foram 22 km, que indico ser percorrido em veículo 4x4. Fomos de Celta, com bastante cautela e sem pressa, não conseguíamos passar dos 30 km/h. Uma saída teria sido contratar, ainda na cidade, um transporte com guia para os principais pontos.  


O Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral situado na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele possuí 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. 


Além dos mais procurados, Cânion Fortaleza e Cânion Itaimbezinho, os Aparados da Serra possuem diversos atrativos: Cânion Malacara, Cânion Churriado, Cânion Josafaz, Cachoeira dos Venâncios, Cachoeira do Tio França, Lajeado da Margarida, Apiário Cambará, Kridjijimbé e São José dos Ausentes.

 

Todos esses passeios podem ser adquiridos em diversas agências de turismo localizadas no centro de Cambará. Destacamos a agência Cânion Turismo Viagens e Aventuras, que apesar de não termos adquirido passeios, por conta do tempo disponível, fomos muito bem atendidos ao buscarmos informações sobre os passeios disponíveis. Cavalgadas, caminhadas, passeios de bike, bote, rapel, caminhadas com acampamento, são algumas das diversas opções.

Cânion Turismo Viagens e Aventuras






Em 2012 houve um evento para promover o destino Aparados da Serra, onde foram convidados representantes de 4 blogs de viagens, membros da RBBV(Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens), para um roteiro de 5 dias de aventuras no Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul e  em Santa Catarina.

Site: http://www.adventurebloggers.com.br/ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Pode perguntar...